Keir Starmer é o líder da oposição preferido desde 1994. Mas Boris parece ter vindo para ficar

Apesar de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, continuar à frente nas preferências do povo inglês para reinar no Parlamento de terras de Sua Majestade, Keir Starmer é já o líder da oposição mais popular desde o tempo de Tony Blair.

Starmer, que ocupa a liderança da oposição há dois meses, tem uma taxa de aprovação líquida de +31%, igual à de Tony Blair em Dezembro de 1994, de acordo com uma sondagem da Ipsos MORI divulgada nesta terça-feira, citada pelo jornal “The Independent”.

No entanto, os conservadores continuam com uma vantagem de 5% em relação ao principal partido da oposição, com 43% das preferências dos eleitores contra 38% dos trabalhistas. O partido Trabalhista está acima dos 32% do seu resultado eleitoral de 2019, mas abaixo dos 40% dos votos obtidos em 2017, revela a mesma sondagem.

Já a percentagem de votos dos conservadores permanece sólida, apesar de existir quem considere que o Governo não foi capaz de travar o novo coronavírus no país. Apesar de 40% defenderem a actuação do Executivo britânico (-9% desde Março), outros 44% desaprovam o comportamento dos governantes (+9%).

A taxa de aprovação de Starmer, de +31%, compara com a de +23% para David Cameron, +19% para Ed Miliband, e 1% para o seu antecessor Jeremy Corbyn. No total, 77% dos eleitores trabalhistas estão satisfeitos com o desempenho de Keir Starmer.

As próximas eleições legislativas no Reino Unido, recorde-se, decorrerão a 2 de Maio de 2024.

Ler Mais





Comentários
Loading...