Kamala Harris é a principal escolha entre os democratas para ‘render’ Joe Biden na corrida à Casa Branca, apontam especialistas

Kamala Harris, vice-presidente de Joe Biden, é a principal alternativa para substituir o presidente dos Estados Unidos caso este decida não continuar a sua campanha de reeleição, segundo revelaram sete fontes da agência ‘Reuters’, que recolheu impressões de elementos da campanha de Biden, da Casa Branca e do Comité Nacional Democrata.

O desempenho incoerente, com falhas na linha de raciocínio, de Biden no primeiro debate contra o rival republicano Donald Trump, na semana passada, desencadeou uma onda de pânico dentro do Partido Democrata devido às preocupações de que ele possa não estar apto o suficiente para cumprir um segundo mandato, o que fez gerar apelos dos principais assessores para uma renúncia de Biden.

Alguns influentes democratas têm apresentado alternativas a Joe Biden, além de Kamala Harris, incluindo membros populares como os governadores Gavin Newsom, da Califórnia, Gretchen Whitmer do Michigan e Josh Shapiro da Pensilvânia. Mas tentar contornar Harris é uma ilusão e seria quase impossível, reconheceram as fontes.

Se for nomeada a candidata do partido, Kamala Harris, de 59 anos, assumirá o dinheiro arrecadado pela campanha de Biden e herdará a infraestrutura de campanha: a vice-presidente, apontam, tem um maior reconhecimento de nome entre todas as alternativas e a maior votação entre os democratas que podiam ser alternativas sérias a Biden.

Numa sondagem da agência ‘Reuters’, feita pela ‘Ipsos’, publicada esta terça-feira, Harris estava um ponto percentual atrás de Trump (43% – 42%), uma diferença bem dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais da sondagem, um resultado estatisticamente tão forte quanto o de Biden.

Além disso, Harris já foi avaliada para um cargo nacional e sobreviveu ao intenso escrutínio dos republicanos, explicaram. Por último, o representante dos EUA Jim Clyburn, o homem que foi fundamental para a vitória de Biden em 2020, já garantiu à ‘MSNBC’ que apoiaria Harris para ser o candidato democrata se Biden se afastasse.

Trump está embalado para a vitória: debate desastroso de Biden atira nível de aprovação do Presidente para valores mínimos

Congressista democrata apela a que Biden abandone corrida presidencial

Biden sofreu um declínio cognitivo nos últimos seis meses, apontam pessoas do círculo interno do presidente americano

Kamala Harris emerge como figura crítica após desastre de Biden no debate

Ler Mais