Kamala Harris é a principal escolha entre os democratas para ‘render’ Joe Biden na corrida à Casa Branca, apontam especialistas
Kamala Harris, vice-presidente de Joe Biden, é a principal alternativa para substituir o presidente dos Estados Unidos caso este decida não continuar a sua campanha de reeleição, segundo revelaram sete fontes da agência ‘Reuters’, que recolheu impressões de elementos da campanha de Biden, da Casa Branca e do Comité Nacional Democrata.
O desempenho incoerente, com falhas na linha de raciocínio, de Biden no primeiro debate contra o rival republicano Donald Trump, na semana passada, desencadeou uma onda de pânico dentro do Partido Democrata devido às preocupações de que ele possa não estar apto o suficiente para cumprir um segundo mandato, o que fez gerar apelos dos principais assessores para uma renúncia de Biden.
Alguns influentes democratas têm apresentado alternativas a Joe Biden, além de Kamala Harris, incluindo membros populares como os governadores Gavin Newsom, da Califórnia, Gretchen Whitmer do Michigan e Josh Shapiro da Pensilvânia. Mas tentar contornar Harris é uma ilusão e seria quase impossível, reconheceram as fontes.
Se for nomeada a candidata do partido, Kamala Harris, de 59 anos, assumirá o dinheiro arrecadado pela campanha de Biden e herdará a infraestrutura de campanha: a vice-presidente, apontam, tem um maior reconhecimento de nome entre todas as alternativas e a maior votação entre os democratas que podiam ser alternativas sérias a Biden.
Numa sondagem da agência ‘Reuters’, feita pela ‘Ipsos’, publicada esta terça-feira, Harris estava um ponto percentual atrás de Trump (43% – 42%), uma diferença bem dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais da sondagem, um resultado estatisticamente tão forte quanto o de Biden.
Além disso, Harris já foi avaliada para um cargo nacional e sobreviveu ao intenso escrutínio dos republicanos, explicaram. Por último, o representante dos EUA Jim Clyburn, o homem que foi fundamental para a vitória de Biden em 2020, já garantiu à ‘MSNBC’ que apoiaria Harris para ser o candidato democrata se Biden se afastasse.
Congressista democrata apela a que Biden abandone corrida presidencial
Kamala Harris emerge como figura crítica após desastre de Biden no debate