Kamala Harris com equipa só de mulheres nos lugares de topo

A vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, escolheu mulheres para os três principais lugares da sua equipa, mantendo a tendência já anunciada pelo presidente eleito, Joe Biden.

Harris escolheu Tina Flournoy, que foi chefe de gabinete do ex-presidente Bill Clinton, para ser a sua chefe de gabinete e com esta nomeação deixou marca bem forte, uma vez que desde 1974, quando Ann Whitman desempenhou a tarefa junto do vice-presidente Nelson Rockefeller, que uma mulher não ocupava o cargo.

Outra nomeada com currículo impressionante é Rohini Kosuglu, futura conselheira para assuntos internos. Natural do Sri Lanka, a atual chefe de gabinete de Kamala Harris no Senado foi conselheira principal de Biden durante a campanha para temas asiáticos e é docente universitária em Harvard.

O trio completa com a indigitação de Nancy McEldowney para o cargo de conselheira de segurança nacional. Nancy desempenhou a missão de embaixadora norte-americana na Bulgária nas Administrações Bush e Obama, tendo ainda passado pelo Foreign Service Institute.

Relembre-se que Joe Biden nomeou várias mulheres para a sua equipa em diferentes áreas, quer na Economia, com realce para Janet Yellen, secretária do Tesouro, quer na comunicação, em que todos os nomes escolhidos são do sexo feminino: Jen Psaki, Kate Bedingfield, Elizabeth Alexander, Ashley Etienne, Karine Jean-Pierre, Symone Sanders e Pili Tobar.