Julgamento do caso BES/GES começa a 15 de outubro. Mas juíza avisa para possível adiamento
É a partir de 15 de outubro que vai começar um dos maiores julgamentos da história portuguesa. O processo BES/GES foi confirmado para esse dia, depois de um despacho da juíza Helena Susano, que agendou ainda uma reunião preparatória com os advogados para 25 de setembro.
“Para a realização do julgamento designo o próximo dia 15 de outubro de 2024, às 09:30, neste Juízo Central Criminal de Lisboa, sala no piso 3, com continuação às 14:00 desse dia”, lê-se no despacho a que a CNN Portugal teve acesso, que confirma a data que já tinha antecipada, mas acautela ainda um possível adiamento, ao deixar já marcada também a data de 16 de outubro e dias seguintes.
A magistrada agendou igualmente uma reunião de preparação de julgamento para 25 de setembro, pelas 14:30, com vista a acertar aspetos “organizacionais e de logística”, no mesmo local da primeira sessão.
O julgamento do processo-crime Universo Espírito Santo vai arrancar mais de uma década após o colapso do Grupo Espírito Santo (GES), em agosto de 2014, e tem como principal arguido o ex-presidente do BES Ricardo Salgado, que foi acusado de 65 crimes, entre os quais associação criminosa, corrupção ativa, falsificação de documento, burla qualificada e branqueamento.
Considerado um dos maiores processos da história da justiça portuguesa, este caso agrega no processo principal 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e coletivas, residentes em Portugal e no estrangeiro.
Segundo o Ministério Público, a derrocada do GES terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.