Julgamento de executivo da Binance por lavagem de dinheiro é hoje retomado

Vai ser retomado na Nigéria o caso movido pela Comissão de Crimes Económicos e Financeiros (EFCC) contra Tigran Gambaryan, um executivo da Binance, detido desde fevereiro.

A EFCC acusa Gambaryan e outro executivo da Binance, Nadeem Anjarwalla, de lavagem de dinheiro. Anjarwalla fugiu da custódia em março e, segundo informações, está no Quénia. O julgamento de Gambaryan deve ser hoje retomado.

Entretanto, a sua família expressa preocupação com a sua saúde, que se deteriorou durante os 128 dias de detenção. Gambaryan sofreu de pneumonia dupla, malária e relatou dores nos pés e nas costas.

Yuki, esposa de Gambaryan, afirmou ao ‘Cointelegraph’ que mantém contacto regular com as autoridades do Departamento de Estado dos EUA e da Embaixada dos EUA em Abuja, além de advogados e a equipa da Binance. “A resposta do governo dos EUA foi lenta no início, mas recentemente aumentaram os seus esforços”, disse Yuki. Ela acredita que as questões entre a Binance e as autoridades nigerianas devem ser resolvidas sem que seu marido seja prejudicado.

As acusações contra Gambaryan e Anjarwalla surgiram após uma viagem à Nigéria como representantes da Binance. Embora as acusações de evasão fiscal tenham sido retiradas em junho, as de lavagem de dinheiro permanecem. A detenção e as acusações contra os executivos da Binance geraram críticas de funcionários dos EUA, que argumentam que eles não deveriam ser responsabilizados pelas ações da empresa. Em 20 de junho, os representantes dos EUA French Hill e Chrissy Houlahan visitaram Gambaryan na Prisão de Kuje, pedindo a sua libertação imediata por razões humanitárias.

Yuki Gambaryan lançou uma petição para trazer o seu marido de volta para os EUA, que já conta com 4.879 assinaturas, perto da meta de 5.000. Os resultados da petição serão encaminhados ao Departamento de Estado dos EUA, ao Presidente Joe Biden, à EFCC e ao governo nigeriano, na esperança de resolver a situação e garantir a libertação de Tigran Gambaryan.

Ler Mais