Juiz põe travão a Trump: TikTok não pode ser banido
A partir de 12 de Novembro, o TikTok deixaria de ser permitido nos Estados Unidos da América (EUA), mas um juiz federal do estado da Pennsylvania bloqueou a decisão de Donald Trump. Segundo adianta o The Verge, a Casa Branca não poderá banir a aplicação chinesa ou aplicar outras restrições que resultem no impedimento da sua utilização por parte dos norte-americanos.
«Os pequenos vídeos criados e trocados no TikTok são expressivos e informativos, e análogos a filmes, obras de arte, fotografias ou feeds de notícias expressamente protegidos pelo International Emergency Economic Powers Act», justifica o juiz.
Já não é a primeira vez que as ordens da Administração de Donald Trump são bloqueadas em tribunal. As restrições que deveriam ter entrado em vigor no dia 27 de Setembro também foram travadas mas noutro processo judicial.
Neste caso, a queixa partiu de três influenciadores que criam conteúdos para o TikTok e que estavam preocupados com a possibilidade de perder a sua fonte de rendimentos. O juiz deu-lhes razão, considerando que os vídeos publicados nesta plataforma são “materiais informativos”.
Recorde-se que o TikTok também está a processar a Administração de Donald Trump e o Departamento do Comércio dos EUA devido às tentativas no sentido de prejudicar a app.