Juiz ordena libertação imediata de Lula da Silva
O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, autorizou, esta sexta-feira, a libertação imediata de Lula da Silva da prisão. O ex-presidente do Brasil vai aguardar o julgamento em liberdade.
Confirmado: Foi expedido o alvará de soltura, às 16h21 desta sexta, 8 de novembro de 2018.
Abaixo, a decisão na íntegra: pic.twitter.com/7cFyUUMZQY
— andré shalders (@andreshalders) November 8, 2019
A decisão do juiz federal Danilo Pereira Junior acontece um dia depois de o Supremo Tribunal Federal ter barrado a continuação da detenção.
Com seis votos favoráveis e cinco contra, o tribunal alterou uma decisão de 2016, decretando que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (ou seja, quando já terminaram todas as hipóteses de recurso).
O ex-chefe de Estado brasileiro, recorde-se, está preso desde abril do ano passado. Lula foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento de luxo na cidade do Guarajá, que os procuradores alegam ter sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.
A Operação Lava-Jato, maior operação contra a corrupção no Brasil, sofre assim um forte abalo, uma vez que 38 condenados poderão vir a ser soltos. No total, a nova decisão abre caminho para libertar cerca de 5.000 réus, segundo o Conselho Nacional de Justiça brasileiro.