Jovem de 24 anos morre com infeção bacteriana contraída durante a JMJ

Um jovem peregrino italiano, de 24 anos, morreu na passada sexta-feira, vítima de uma infeção bacteriana, poucos dias depois de ter regressado a Itália, vindo de Lisboa, onde esteve a participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O caso é relatado pelo Milano Today. Luca Re Sartù, natural de Marnate, morreu no hospital San Gerardo, em Monza, Itália. Começou a ter os primeiros sintomas em Portugal.

O jovem consultou médicos portugueses que atribuíram as queixas de febre alta e cansaço extremo aos dias anteriores de grande atividade e à mudança repentina de temperatura.

Já na passada quarta-feira, de regresso a Itália, Luca foi levado do aeroporto de Bérgamo, direto para as urgências do Mater Domini, em Castellanza. Sofreu uma paragem cardiorrespiratória, que foi revertida, e foi transferido para o hospital onde viria a morrer.

Segundo a imprensa italiana, a infeção pela bactéria Staphylococcus foi contraída em Portugal. O corpo ainda será sujeito a autópsia.

Ao La Republicca, o pai da vitima recorda que o jovem italiano “era catequista e educador”, e garante que foi em Lisboa que “deve ter apanhado a bactéria que o deixou sem saída”.

De acordo com os dados da OMS, em Portugal, as bactérias multirresistentes matam mais de 1100 pessoas todos os anos, e estima-se que são responsáveis por um quinto das infeções hospitalares em todo o mundo.

Ler Mais