Jornada Mundial da Juventude: evento em Lisboa vai custar 160 milhões de euros e será o mais caro de sempre

160 milhões de euros: esta é a fatura da Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar em Lisboa e Loures entre 1 e 6 de agosto, e a mais cara de sempre. Mais de metade do orçamento vai ser suportado pelo Governo e pelas duas autarquias.

Lisboa prepara-se para receber o Papa Francisco e mais de um milhão de jovens de todo o mundo. Os trabalhos no Parque Tejo-Trancão, segundo revelou esta quinta-feira o ‘Correio da Manhã’, seguem em bom ritmo, sem qualquer atraso na sua execução.

O programa do Santo Pontífice ainda não é conhecido mas deverá constar uma visita ao Santuário de Fátima, numa altura delicada para a Igreja Católica Portuguesa, envolvida em polémica devido aos múltiplos abusos sexuais contra menores denunciados. A Jornada Mundial da Juventude tem por lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” mas o Papa Francisco não deixará de abordar os temas mais polémicos – é mesmo esperado um encontro com algumas das vítimas.

A Jornada Mundial da Juventude foi instituída pelo Papa João Paulo II. Teve a primeira edição em Roma, a 23 de março de 1986. A Jornada de Lisboa é a 16ª e a quarta do Papa Francisco. A última foi no Panamá (2019).