Joint venture da BMW e Critical Software cria plataforma para o GAIA-X
A Critical TechWorks tem em curso o desenvolvimento do GAIA-X, um projeto da Comissão Europeia criado com o propósito de democratizar a partilha de dados na indústria automóvel e em várias outras no espaço europeu.
“O GAIA-X pretende criar um modelo que permite conceder, de forma prática, o acesso a informação proveniente de várias empresas de diferentes indústrias, a nível europeu, e conta com vários patrocinadores, entre os quais o BMW Group”, é referido num comunicado emitido pela joint venture entre o BMW Group e a Critical Software, que desenvolve soluções de engenharia de software em exclusivo para o grupo.
Nesse sentido, a Critical TechWorks está a criar de raiz uma plataforma que permitirá à BMW disponibilizar os seus dados, que serão integrados com o GAIA-X, aos requerentes de informação.
A plataforma irá facultar dados setoriais, produtos, pegadas de carbono, entre outros.
“O driver deste projeto é a vontade de democratizar o acesso aos dados, tornado opaco para o utilizador o tipo de plataforma ou implementação utilizado pelas diferentes empresas do setor”, é possível ler na mesma nota.
O GAIA-X, que está a ser desenvolvido desde o final de maio, deverá ter até 15 pessoas na equipa, pelo que estão a aceitar candidaturas para futuros colaboradores.
Nas palavras de João Gonçalves, Chief Technical Titan da Critical TechWorks, “a participação da Critical TechWorks no projeto europeu é bastante gratificante e representa um avanço significativo na indústria automóvel. O desafio será criar a arquitetura da plataforma que irá definir o GAIA-X”.