Joint Venture da EDP e ENGIE anuncia primeira exportação de eletricidade do projeto eólico offshore em desenvolvimento na Escócia

A Ocean Winds, joint venture formada pela EDP Renováveis e pela ENGIE, atingiu um marco significativo com a primeira exportação de eletricidade do seu projeto Moray West, localizado no Moray Firth, ao norte da Escócia. Esta realização marca um passo crucial no caminho para a conclusão do parque eólico offshore de 882 MW, que está programado para operar integralmente até 2025.

A injeção inicial de potência foi integrada com sucesso no Sistema Nacional de Transmissão de Eletricidade (NETS), após a instalação das primeiras turbinas eólicas. O projeto está agora na fase final de construção, com todas as fundações, subestações offshore e cabos de exportação de eletricidade concluídos. Atualmente, os componentes restantes das turbinas estão a ser pré-montados no porto de Nigg, preparando-se para a instalação offshore.

“O anúncio da primeira potência de Moray West, no atual contexto internacional, marca o compromisso da Ocean Winds com o sucesso da entrega, a adaptabilidade, a reatividade e a resiliência, além de realçar o enorme trabalho das nossas equipas. Com mais dois projetos em desenvolvimento no Reino Unido e com Moray East já em funcionamento, orgulhamo-nos de participar ativamente e de forma crescente na transição energética do Reino Unido. A nossa presença a longo prazo na região de Moray Firth, desenvolvendo a cadeia de fornecimento, desbloqueando oportunidades locais e gerando energia limpa através de projetos eólicos offshore de última geração, é o exemplo perfeito do que a Ocean Winds está empenhada em realizar nos seus 16 projetos em todo o mundo”, declara Bautista Rodriguez, Diretor de Operações da Ocean Winds.

Durante o pico da construção, o projeto vai criar mais de 1.500 empregos a tempo inteiro, com 70 funções operacionais de longo prazo baseadas em Buckie, na Escócia. Além disso, mais de metade dos investimentos e custos operacionais beneficiarão a economia local.

Este projeto também apoia iniciativas educacionais e de formação local, incluindo a transição de trabalhadores qualificados do setor de petróleo e gás para o setor eólico, programas de aprendizagem e estágios, e o patrocínio de programas de doutoramente focados em estudos ambientais.

Moray West faz parte de uma carteira de 6 GW de parques eólicos offshore da Ocean Winds no Reino Unido.

 

Ler Mais