Jogos Olímpicos de Paris: atletas israelitas vão ter proteção 24 horas por dia

Os atletas israelitas presentes na missão olímpica vão ter proteção 24 horas por dia durante os Jogos Olímpicos de Paris, indicou esta segunda-feira o ministro do Interior francês, em resposta a um deputado de extrema-esquerda que garantiu que a delegação de Israel não era bem-vindo e convocou protestos para a sua participação.

Os Jogos Olímpicos começam esta sexta-feira rodeado por preocupações de segurança, num momento de elevadas tensões geopolíticas devido às guerras na Ucrânia e em Gaza, o que coloca a delegação de Israel em foco – no entanto, de acordo com Gérald Darmanin, ministro do Interior, os israelitas serão protegidos 24 horas por dia, 52 anos depois do massacre dos Jogos Olímpicos de Munique, quando 11 atletas de Israel foram mortos por militantes palestinianos.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros, Stephane Sejourne, salientou, numa reunião de homólogos da União Europeia em Bruxelas esta segunda-feira. “Quero dizer que, em nome da França, à delegação israelita, damos as boas-vindas a França para estes Jogos Olímpicos”, salientando que iria enfatizar esse ponto num telefonema iminente com o seu homólogo israelita, e também “dir-lhe-á que estamos a garantir a segurança da delegação israelita”.

Num comício pró-Gaza este sábado, o deputado do partido de extrema-esquerda França Insubmissa (LFI), Thomas Portes, foi filmado a dizer que os atletas olímpicos de Israel não eram bem-vindos na França e que deveria haver protestos contra a sua participação nos Jogos. “Estamos a poucos dias de um evento internacional que será realizado em Paris, que são os Jogos Olímpicos. E estou aqui para dizer que não, a delegação israelita não é bem-vinda em Paris”, referiu, sob aplausos.

Num sinal das complexas questões de segurança que envolvem a delegação israelita, uma cerimónia em memória dos atletas mortos no ataque de Munique em 1972 foi transferida do exterior da Câmara Municipal de Paris para a embaixada israelita. “O pedido das autoridades francesas para transferir a cerimónia da Câmara Municipal para a embaixada foi recebido devido ao facto de se destinar a ser realizada na área de segurança restrita (‘área cinzenta’) antes dos Jogos Olímpicos”, disse a embaixada, em comunicado.

Os Jogos Olímpicos vão começar com uma cerimónia de abertura ao longo do rio Sena, com os atletas a desfilar em barcaças rio abaixo – a participação é opcional, porém as autoridades de Telavive recusaram-se a dizer se vai contar com os atletas israelitas.

Ler Mais