JMJ: Onde posso ver o Papa? É preciso pagar bilhete?

Estamos em contagem decrescente para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, evento que trará de volta o Papa Francisco a Portugal.

Faltam três semanas para o arranque da festa da Igreja Católica, que trará cerca de 1,5 milhões de pessoas ao nosso país. 330 mil peregrinos, segundo os últimos números, já concluíram a inscrição e 700 mil estão na primeira fase do processo.

Ainda assim, mesmo sem estarem inscritos, são muitos os que querem ver o Papa, seja em Lisboa, nos vários espaços onde têm lugar as cerimónias, seja em Fátima, onde Francisco também marcará presença.

No site oficial, a organização da JMJ assegura que “toda a gente pode ir ver o Papa” e responde a algumas dúvidas que possam existir sobre a participação do evento de quem não está inscrito como peregrino.

Não sendo jovem, posso participar nos eventos com o Papa?

Explica a organização que “os eventos com o Papa são abertos a todos e todos são muito bem-vindos”, independentemente de se professar outra religião ou pertencer a outra comunidade religiosa.

É preciso pagar?

“A participação dos peregrinos na JMJ é gratuita, o que significa que cada pessoa pode participar livremente nos eventos centrais (Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via Sacra, Vigília com o Santo Padre e Missa Final)”, aponta a organização.

No entanto, para quem não está inscrito, há setores específicos disponíveis nos espaços dos eventos.

A organização ressalva: “por razões logísticas e de segurança, e também para ajudar a cobrir os custos organizativos, todos os interessados são convidados a inscreverem-se na JMJ e a pagar a contribuição de participação. São ainda convidados a contribuir voluntariamente para o Fundo de Solidariedade, num gesto de solidariedade para com muitos outros jovens com menos possibilidades que desejam participar na JMJ”.

E para ver o Papa? Onde o posso fazer? E tenho de pagar?

O Papa Francisco chegará a Portugal no dia 2 de agosto e ficará no nosso País durante cinco dias.

O sumo pontífice estará presente nos momentos altos e cerimónias incontornáveis que ocorrerão em cinco locais distintos: Lisboa, Loures, Cascais, Oeiras e Fátima.

Pode consultar aqui o programa completo da visita do Papa.

Francisco e ver quais os locais onde estará. De ressalvar que alguns dos eventos são fechados a quem tem convite, mas há outros público, como a cerimónia de acolhimento e a Via Sacra, no Parque Eduardo VII, o Terço na Capelinha das Aparições, em Fátima, ou a missa no Parque Tejo, que serão abertos a todos os que queiram participar.

E tenho de pagar?

Da mesma forma que todo o evento, mesmo quem não esteja inscrito como peregrino para participar na JMJ, pode ir às cerimónias abertas ao público que contam com o Papa Francisco.

Não há quaisquer bilhete ou cartões de acesso.

Como me devo deslocar?

Os peregrinos inscritos terão autocarros próprios para fazer o transporte entre acolhimento e as cerimónias.

Para os restantes, o acesso aos locais onde decorrem as cerimónias será assegurado pelo sistema de transportes públicos, que será reforçado propositadamente para o evento, e que estão adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Para quem tenha mobilidade reduzida ou necessidades especiais, a organização da JMJ está preparada para os escritos, e por isso adverte que para quem esteja nesta situação, e não tenha feito inscrição, tenha em atenção que não é possível preparar os espaços sem saber com que participantes contar.

 

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...