JMJ: Guarda Civil de Espanha vai passar a pente fino esgotos do Santuário de Fátima à procura de explosivos

Elementos da Guarda Civil espanhola vão realizar uma busca nos esgotos do Santuário de Fátima, um dos locais que o Papa Francisco vai visitar no âmbito da Jornada Mundial da Juventude: especialistas de inativação de explosivos do país vizinho vão passar a pente fino as instalações em Fátima, garantiu esta terça-feira o ‘Jornal de Notícias’.

O protesto de Bordalo II, no palco-altar em Lisboa, lançou os alarmes, apesar das garantias de segurança do Governo. “Tudo foi devidamente planeado, está devidamente articulado, e portanto, necessariamente preparado para que a tranquilidade seja assegurada, a segurança seja garantida e que tudo possa correr bem”, indicou António Costa.

Também o ministro da Administração Interna deu a mesma garantia. “Tudo o que havia para preparar está, no essencial, preparado”, referiu, em entrevista à ‘RTP’, indicando que a JMJ envolve três tipos de riscos relacionados com a segurança do Papa Francisco, com furtos em zonas de grande aglomeração de pessoas e com a criminalidade internacional, ligada ao extremismo. “Não foi identificado nenhum indício” de que um atentado, cometido por terroristas ou um “lobo solitário”, possa acontecer naquele que está a ser apresentado como o “maior evento de sempre em Portugal”, sublinhou.

A cooperação com forças de segurança – de Espanha, França e Itália – vai fazer-se notar durante a JMJ: do país vizinho vão chegar patrulhas mistas, unidades de cavalaria, equipas antidrone e especialistas em gestão aeronáutica e segurança operacional. Em Fátima, elementos da Guarda Civil vão fazer uma revista às infraestruturas existentes no subsolo, nomeadamente os esgotos, à procura de explosivos.

Em Fátima, mas sobretudo em Lisboa, a segurança de Sua Santidade estará a cargo de uma cápsula de segurança que, além dos habituais seis operacionais do Vaticano, será composta, em permanência, por 18 polícias do Corpo de Segurança Pessoal da PSP. Snipers, atiradores de elite das forças de segurança e do Exército, vão estar colocados em pontos estratégicos dos percursos a percorrer pela viatura papal.

JMJ arranca hoje: conheça o programa e os condicionamentos do maior evento da Igreja Católica que vai marcar Portugal

JMJ: Segurança Interna alerta para constrangimentos consideráveis a partir de hoje

JMJ: Controlo de fronteiras, restrições à circulação e lojas abertas 24 horas: saiba o que muda no país durante esta semana

JMJ: F-16M da Força Aérea escoltam Papa sempre que sobrevoar Portugal

JMJ: MAI rejeita que ‘ataque’ de Bordalo II no palco-altar seja “falha de segurança” e explica que “medidas ainda não foram impostas”

Ler Mais





Comentários
Loading...