Japão vai oferecer férias para atrair turistas para o país
O Japão pretende vir a ressarcir parte dos custos das férias dos turistas que queiram visitar o país, numa tentativa de reanimar o turismo, um sector fortemente afectado pelo novo coronavírus, segundo a imprensa japonesa.
O anúncio foi feito, esta semana, pelo comissário da Agência de Turismo do Japão, Hiroshi Tabata. De acordo com Tabata, a iniciativa, designada «Go To Travel», poderá ter início já a partir do mês de Julho, se as restrições do espaço aéreo forem levantadas.
Entre vouchers e descontos, estima-se que possa vir a custar 12,5 mil milhões de dólares (cerca de 11,5 mil milhões de euros) aos cofres japoneses, embora não sejam conhecidos, para já, mais detalhes.
Em Abril, o número de turistas estrangeiros no Japão diminuiu 99,9%, para menos de três mil, face ao período homólogo de 2019. No ano passado, o Japão ultrapassou o recorde de turistas estrangeiros recebidos num só ano: 32,5 milhões.
Entretanto, o Governo estabeleceu como objectivo atrair 40 milhões de turistas estrangeiros até ao final desde ano – em que iria acolher os Jogos Olímpicos (adiados para 2021) – e 60 milhões até 2030.
O Japão contabiliza, neste momento, 16.623 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo uma contagem independente da Universidade John Hopkins. Mais de 13 mil pessoas foram já consideradas curadas pelas autoridades de saúde.
De acordo com um balanço da agência de notícias “France-Presse”, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 350 mil mortos e infectou mais de 5,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.