Jack Ma: «Nunca conseguiria um trabalho na Alibaba hoje»

O fundador da Alibaba acredita que se se candidatasse a uma vaga de emprego na empresa que viu nascer, hoje, não conseguiria o lugar. Mas não se trata de um problema exclusivo da empresa chinesa. Jack Ma considera que o mercado não se mostra aberto a pessoas com a sua formação e experiência.

Presente da Forbes Global CEO Conference, em Singapura, Jack Ma afirmou que seria quase impossível ser contratado pela empresa que criou. Isto porque o sistema laboral coloca a tónica nos resultados académicos, excluindo candidatos com um pensamento mais abstracto e fora da caixa.

«As pessoas julgam-te pelo teu diploma», garante Jack Ma, sublinhando que ter estudado em universidades como Harvard ou Stanford vale mais do que as competências. Recorde-se que o fundador da Alibaba teve um percurso académico com alguns percalços e foi rejeitado 30 vezes antes de lançar a companhia em 1999.

Em declarações reportadas pela CNBC, Jack Ma sublinha ainda como está preocupado com o futuro das crianças de hoje: «Os nossos filhos nunca serão capazes de sobreviver devido à educação que lhes damos.»

Reformado da Alibaba, o milionário irá dedicar-se à educação para assegurar que as novas gerações estão preparadas para lidar com os desafios que se avizinham. «Temos de ensinar os nossos filhos a serem inovadores, construtivos e criativos, para que possam sobreviver na era da Inteligência Artificial. Quero fazer mais coisas em relação a isso», afirma.






Comentários
Loading...