Jack Ma ignorou líderes do governo? Xi Jinping suspendeu pessoalmente IPO do Ant Group
O IPO recorde do Ant Group foi pessoalmente interrompido pelo presidente chinês Xi Jinping depois de o fundador Jack Ma ter ignorado os líderes do governo, informou o ‘Wall Street Journal’, esta quinta-feira.
A cotação pública da fintech chinesa teria sido a maior da história mas as novas regras de crédito introduzidas pela China afetaram seriamente os seus planos, com as autoridades financeiras a decidir suspender o processo de oferta.
Segundo apurou a publicação, sendo certo que Xi Jinping nunca se mostrou um entusiasta apoiante das grandes empresas privadas que acumularam riqueza e poder no país, visto que representam um desafio à sua autoridade, cerca de uma semana antes do IPO, Jack Ma desprezou publicamente as regras bancárias regulatórias da China, numa conferência em Xangai, na qual afirmou que eram inadequadas se o objetivo é conseguir inovações saudáveis.
Ma citou Xi Jinping para acrescentar: “o sucesso não precisa vir de mim”. Ainda assim reforçou o seu desejo de ajudar a resolver os problemas financeiros da China através da inovação. As autoridades governamentais não receberam estes comentários de bom agrado e sentiram que prejudicaram a reputação tanto do Presidente como dos reguladores.
Ma também criticou os reguladores por imporem um conjunto de regras bancárias internacionais como se de um “o clube de velhos” se tratasse.
O Presidente chinês e os funcionários do governo, que leram relatórios sobre o discurso do fundador da gigante Alibaba, ficaram “profundamente desagradados’ com as suas palavras, segundo fontes do WSJ.
Seguindo as instruções de Xi Jiping, os reguladores chineses investigaram a oferta da Ant, que levou a uma série de eventos que culminaram na suspensão do IPO, a 3 de novembro passado.