Já se sabe qual a pastelaria que vende o Melhor Pastel de Nata de 2022
O júri do Congresso dos Cozinheiros anunciou esta segunda-feira que ‘O Melhor Pastel de Nata’ de Lisboa é feito pela Casa do Padeiro, na Pontinha, depois de três anos entre os 12 finalistas do concurso. A final da competição aconteceu esta segunda-feira, em Oeiras.
Bruno Francisco, responsável da pastelaria vencedora da edição do concurso de 2022, conta ao ‘Expresso’ que o segredo do seu pastel de nata é “a dedicação e o amor” que é transmitido à confeção desse artigo da tradição gastronómica portuguesam, além, naturalmente, do recheio e da massa criadas por ele.
A medalha de prata foi para a Pastelaria Aloma, em Lisboa, seguida pela Pastelaria Patyanne, na Castanheiro do Ribatejo, na terceira posição.
A competição, criada em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro, abrangeu apenas a região da Grande Lisboa, e da lista de participantes contam-se a Padaria da Né, na Damaia; a Casa do Preto, em Sintra; o Choupanna Café, em Lisboa; a Pastelaria Estrela Dourada, em Lisboa; a Pastelaria Fidalgo’s, na Moita; a Pastelaria Fim de Século, em Lisboa; a Pastelaria Pão de Mel, no Forte da Casa; a Pastelaria Viriato, em Odivelas; e a Santa Coina Confeitaria, na Coina.
Para poderem participar no concurso, os candidatos ao título de ‘Melhor Pastel de Nata’ devem ter fabrico próprio e ter um local de venda na Área Metropolitana de Lisboa.