Já pensou em investir em ouro? Especialista diz que o metal vai brilhar ainda mais

O preço do ouro atingiu um recorde de 2.328,7 dólares por onça na semana passada, e um economista famoso prevê que o metal possa chegar a 3.000 dólares antes do próximo ciclo económico.

David Rosenberg, presidente da Rosenberg Research, disse numa nota recente que a corrida atual ao ouro é “especialmente impressionante” porque superou a Bitcoin e todas as principais moedas, além de ultrapassar os ventos contrários macro que muitas vezes desvalorizam o ativo, revela o ‘Yahoo Finance’.

Rosenberg atribui o aumento do preço do ouro à forte procura, impulsionada pela reintegração do ativo como ativo de reserva pelos bancos centrais. Com o yuan chinês a perder a posição como a segunda moeda de reserva do mundo e países como o Japão, a Rússia, a Turquia e a Polónia a temerem uma dependência excessiva dos dólares americanos, muitos estão a procurar o ouro como uma alternativa segura.

Além disso, o aumento da utilização industrial do ouro, especialmente no setor eletrónico, está também a impulsionar os preços. O boom na fabricação de circuitos, à medida que os produtores trabalham 24 horas por dia para dar resposta à procura de modelos relacionados com a IA, é um impulso que não desaparecerá tão cedo.

Rosenberg também atribuiu a recente recuperação do ouro aos riscos geopolíticos globais e às perspetivas macroeconómicas imprevisíveis. “É difícil argumentar contra a direção das relações internacionais em direção a uma maior militarização, confronto e polarização e que as características de cobertura de risco do preço do ouro aumentaram em importância como resultado”, afirmou.

À medida que a dinâmica constante do ouro persiste, Rosenberg prevê uma subida adicional de 15%, com um potencial de 30%, à medida que os bancos centrais começam a cortar as taxas. Ele cita a correlação historicamente negativa do metal precioso com os preços do ouro.

“A leitura para os investidores é simples: certifique-se de ter ouro no seu portefólio e sobrepondere-o”, concluiu Rosenberg.

NOTA: Este artigo não representa qualquer conselho de investimento. Informe-se com um especialista e invista por sua conta e risco
Ler Mais