Já estamos no futuro? Dublin e Nova Iorque unem-se através de portal digital a fazer lembrar o ‘teletransporte’

O teletransporte sempre foi uma das maiores fantasias da Humanidade: embora pareça impossível, há uma esperança de que um dia a tecnologia atinja os níveis necessários para atingir e poder materializar este objetivo. Ainda que não tenha sido alcançado, as cidades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Dublin, na Irlanda, estão muito perto: apesar de fisicamente muito distantes, conseguiram dar essa sensação de teletransporte.

É um projeto artístico denominado ‘El Portal’ e que consiste numa escultura colocada na rua que oferece uma transmissão 24 horas por dia entre as duas cidades. Esses portais possuem ecrãs que gravam a rua e mostram em tempo real o que se vê do outro lado.

A ideia deste projeto é unir cidadãos através da tecnologia dos dois lados do Oceano Atlântico, e embora por enquanto tenha acabado de ser instalado nestas duas cidades, a ideia é expandir para outros países, como Brasil, Polónia ou Lituânia.

“Este projeto é um exemplo de uma das muitas coisas interessantes que podemos esperar em Dublin durante 2024, como parte da nossa designação como Capital Europeia do Turismo Inteligente”, explicou o presidente da Câmara de Dublin, Daithí de Róiste.

Este portal será uma presença constante em Dublin durante todo o verão e permanecerá aberto até ao outono. E nos próximos meses, o público poderá desfrutar da programação, que incluirá apresentações culturais no portal de cada cidade que poderão ser apreciadas pelos moradores da outra cidade através de transmissão ao vivo.

Outro aspeto curioso é que estas transmissões ao vivo não têm áudio – pelo menos por enquanto. No entanto, de acordo com os responsáveis, estes portais incentivam-nos a conhecer novas pessoas independentemente das barreiras linguísticas e utilizando “a única linguagem global que existe na humanidade” – a linguagem corporal.

Ler Mais