Já deu conta de um ponto vermelho nos pneus do seu carro? Saiba para que serve e porque o protege

A mecânica está a tornar-se num mundo mais complicado e extenso. A ponto de uma simples mancha vermelha num pneu ter a sua explicação mas, sobretudo, uma grande importância no desempenho futuro do seu veículo. Mas sabe o que significa? E qual a diferença entre ser vermelho e amarelo?

Se já reparou nesse ponto vermelho nos pneus do seu carro, é possível que se possa ter perguntado o motivo e se serve algum propósito.

Pois, muito bem: de acordo com a publicação espanhola ‘El Economista’, esse ponto é de grande importância uma vez que contribui para garantir que não tenha vibrações durante a condução e que o desgaste dos pneus esteja correto – se a cor que viu for amarela em vez de vermelha, a função é relativamente semelhante, embora não a mesma.

Da mesma forma que os pneus nunca são perfeitamente balanceados do fabricante, os pneus também nunca são perfeitamente redondos, mesmo quando novos. Possuem pontos altos e baixos que ocorrem onde as correias são unidas, e esses pontos podem causar vibrações quando o pneu está a rolar.

O ponto vermelho serve para equilibrar corretamente os seus pneus e, dessa forma, garantir que estão devidamente instalados para poder circular corretamente: à primeira vista, os pneus e os aros podem estar perfeitos, mas pode ser que haja uma área de ambos que pese um pouco mais e outra parte que seja mais leve.

Desta forma, este ponto vermelho na lateral do pneu refere-se à variação máxima da força radial (ou também chamada de RFV pela sigla em inglês). Portanto, a partir deste ponto e com o auxílio de um balanceador de pneus, a roda pode ser balanceada, utilizando contrapesos que neutralizam esse RFV. Se em vez de aparecer um ponto vermelho estiver um triângulo, o significado é o mesmo.

Se encontrar um ponto amarelo, não pense que significa a mesma coisa, pois, embora este ponto tenha um significado semelhante, não tem a mesma função. Neste caso, o ponto amarelo indica o contrário, pois indica a parte mais leve do pneu (RFV mínimo) e geralmente corresponde à válvula pela qual os pneus são cheios. Este ponto amarelo também pode ser encontrado em branco e significa a mesma coisa.

E porque é importante?

Este ponto vermelho continua a calibrar corretamente cada pneu do seu carro. Neste caso, um bom equilíbrio evitará vibrações tanto no volante quanto na cabina, tornando a condução confortável, principalmente em altas velocidades, que é quando o pneu pode sofrer mais.

Esta calibração também ajudará a garantir um desgaste uniforme dos pneu – uma má calibração pode fazer com que um lado do pneu se desgaste mais que o outro, diminuindo assim sua vida útil e fazendo com que gaste mais dinheiro. Por fim, ter os pneus calibrados incorretamente significará que o carro ficará instável, tornando o seu controlo mais complicado e potencialmente colocando-o em perigo.

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