Itapemirim: À beira do colapso, empresa brasileira de autocarros transforma-se em companhia aérea

A empresa brasileira de autocarros, Itapemirim, vai entrar no negócio das companhias aéreas em junho, de forma a evitar a ruina financeira em que caíram os seus pares. Uma surpresa, tendo em conta que a gigante latina só fugiu à insolvência, através de um processo de restruturação que será concluído no final deste mês.

Para este desafio, a empresa conta com uma frota de 50 aviões Airbus A320 até o próximo ano, todos pintados de amarelo brilhante.

“Temos a intenção de ser a maior companhia aérea do Brasil, com todo respeito  que temos aos nossos concorrentes”, disse Sidnei Piva, presidente do grupo. Uma prova de mercado difícil, tendo em conta que, se falhar, em termos absolutos a Itapemirim será a 12.ª companhia aérea com a bandeira com o lema “Ordem e Progresso” a cair na banca rota.

Segundo a administração, o core business da reformulada empresa será vender pacotes que misturem viagens aéreas e de autocarro, para que o cliente se possa deslocar para o interior e para outras áreas remotas do Brasil a um custo menor que a média do mercado.

A ideia já tinha sido posta em prática pela empresa rival e a maior transportadora do país, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes , assim como pela Azul SA e o Grupo LATAM Airlines, que no início fizeram uma verdadeira fortuna, mas que depois acabaram por arrastar dívidas em tribunal, deixando muito a desejar quanto à sua solvência e liquidez financeira.

Em maio, a LATAM avançou mesmo com um pedido de insolvência, enquanto a Gol e a Azul têm neste momento 5,14 mil milhões de euros em dívidas acumuladas.

Ler Mais





Comentários
Loading...