Israel ordena evacuação de Gaza para realizar “operação antiterrorista” na sede de agência da ONU

Israel emitiu, esta segunda-feira, uma ordem de evacuação para a cidade de Gaza, uma cidade que já enfrentou destruição generalizada desde o início do conflito, em outubro último – de acordo com a ‘Euronews’, este fim de semana já foram vistos a abandonar a zona vários habitantes, alguns dos quais a empurrar idosos e feridos em cadeiras de rodas, enquanto outros carregavam crianças aos ombros.

A ordem de retirada pode indicar um aumento da ação militar israelita na cidade de Gaza: os residentes relataram intensos bombardeamentos nas zonas oriental e meridional. De acordo com a IDF (Forças de Defesa de Israel), já é conhecida a localização das infraestruturas, dos operacionais, das armas e das salas de detenção do Hamas e da Jihad Islâmica na sede da UNRWA em Gaza.

“As IDF e a ISA (‘Israel Securities Authority’) lançaram uma operação antiterrorista na Cidade de Gaza visando a infraestrutura do Hamas e da Jihad Islâmica”, refere uma publicação na rede social ‘X’. “Os civis foram avisados ​​e foi aberta uma rota para a sua evacuação segura.”

O Hamas já terá abandonado a exigência para que Israel acabe com a guerra (de forma permanente) como parte de qualquer acordo de cessar-fogo, uma mudança que suscitou novas esperanças no progresso das negociações internacionais.

Até agora, o Hamas tem exigido que as tropas israelitas abandonem totalmente a Faixa de Gaza e que a guerra termine, enquanto Israel insiste que não pode nem quer parar a guerra antes de o grupo militante palestiniano ser eliminado. A governação pós-guerra e o controlo da segurança do enclave também têm sido questões controversas.

Ler Mais