Israel apresenta nova proposta de paz e pede aos mediadores que pressionem o Hamas

A delegação israelita enviada ao Cairo para tentar negociar um novo cessar-fogo na Faixa de Gaza já concluiu as reuniões e vai regressar a Israel, segundo indicou esta terça-feira o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que apelou aos mediadores para que pressionem o Hamas para aceitar o novo acordo proposto por Telavive.

Foi uma “roda intensa de negociações” na qual participaram representantes dos serviços de inteligência e do exército israelitas. “No âmbito destas conversações, sob a útil mediação egípcia, os mediadores israelitas formularam uma proposta atualizada para o Hamas”, indicou a nota oficial.

As autoridades israelitas esperam agora algum tipo “de ação vigorosa” que permita o progresso, apesar de as últimas tentativas de diálogo terem terminado em fracasso.

Recorde-se que as partes não conseguiram chegar a um consenso recentemente sobre qualquer novo acordo, como o que facilitou a libertação de reféns detidos pelo Hamas em novembro, em troca da libertação de prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas.

“O Estado de Israel continuará a fazer todos os esforços necessários para conseguir a libertação dos reféns do Hamas e o seu regresso a Israel”, sublinhou o gabinete de Netanyahu.