ISQ ganhou três novos contratos no mercado argelino, num total de mais 1 milhão de euros

O grupo ISQ conquistou três novos contratos no mercado argelino, totalizando mais de 1 milhão de euros, consolidando a sua posição da empresa no setor de Oil & Gas.

O primeiro contrato foi estabelecido com o consórcio RKF, uma joint-venture entre a gigante espanhola Cepsa e a empresa argelina Sonatrach. Este contrato abrange a execução de serviços de “Fitness for Service” (FFS), uma avaliação técnica crucial realizada em instalações e equipamentos industriais. O objetivo é determinar sua capacidade de continuar a operar com segurança e eficiência, garantindo conformidade com os padrões e regulamentos, além de maximizar o retorno do investimento.

Este projeto será realizado em colaboração entre as duas empresas participadas do grupo: o ISQ Engenharia, com a sua equipa de engenheiros especialistas em FFS, e o ISQ-SARL, a filial do grupo na Argélia.

Em relação à proteção catódica, o ISQ ganhou dois contratos importantes. O primeiro contrato envolve o consórcio GRN, uma parceria entre a Repsol e a Sonatrach, para a prestação de serviços de assistência técnica especializada nessa área. A proteção catódica é fundamental para prevenir a corrosão de estruturas metálicas, como plataformas, oleodutos e tanques. O ISQ-SARL, filial do grupo na Argélia, será responsável pela elaboração de procedimentos de inspeção, formação e ensaios de campo em 26 poços de gás e uma linha de exportação de gás, com uma produção diária de 8 milhões de metros cúbicos de gás.

O segundo contrato na área de proteção catódica foi estabelecido com a Touatgaz, uma parceria entre a Engie, a ENI e a Sonatrach. Este contrato abrange inspeção e assistência técnica nos campos Oued Zine e Hassi Ilatou, que incluem duas fábricas de tratamento de gás, 22 poços de gás, 11 poços de água, tubagens e uma linha de exportação de gás. Essas unidades têm uma produção diária de 4,5 bilhões de metros cúbicos de gás e 630 mil barris de condensados.

“De salientar que o Grupo ISQ está na Argélia desde 2002 e conta já com mais de 100 colaboradores. Da sua carteira de clientes constam empresas dos sectores da água, medicina, investigação industrial e petróleo. Este mercado tem-se revelado uma aposta ganha, quer pelo volume de negócios, quer pela afirmação do ISQ enquanto entidade de referência na sua área de expertise”, comenta José Figueira, administrador do Grupo ISQ.

Ler Mais