Iscte une-se a 9 instituições de ensino superior europeias para promover cidades mais sustentáveis

O Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) une-se a nove instituições de ensino superior europeias na Aliança PIONEER, um dos projetos vencedores da Iniciativa Universidades Europeias 2024 do Programa Erasmus+.

Esta aliança visa produzir conhecimento para orientar políticas públicas entre 2025 e 2028, focando no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

A Aliança PIONEER, que inclui contribuições de empresas, organizações governamentais e da sociedade civil, procura enfrentar os desafios das cidades europeias. O Iscte, junto com outras universidades, desenvolverá soluções para apoiar políticas públicas, abordando prioridades como o Pacto Ecológico Europeu, a neutralidade carbónica, a transformação digital e a ciência aberta.

A Aliança PIONEER irá reforçar as parcerias no ensino superior em toda a União Europeia com os seus mais de 130 mil estudantes e 17 mil professores, investigadores e funcionários.

“O campus que vamos constituir com as instituições parceiras da PIONEER baseia-se no princípio da abertura”, afirma a vice-reitora, que coordena o projeto no Iscte. “É uma aliança que irá envolver toda a comunidade universitária propiciando oportunidades de desenvolverem mais competências profissionais, linguísticas, interculturais, e de se criarem redes de investigação e inovação”. Segundo Maria das Dores Guerreiro, “pretende-se reforçar a cidadania europeia e a empregabilidade dos estudantes e do pessoal docente e não docente em toda a Europa”.

“A PIONEER é composta por instituições de ensino superior que combinam as áreas tecnológicas e das ciências sociais, complementando-se entre si”, afirma a vice-reitora. “Esta complementaridade e a aposta em investigação e ensino que fazem a ligação entre as universidades e os seus ecossistemas permite desenvolver soluções reais para problemas ambientais, de infraestruturas e sociais, indo ao encontro do bem-estar das pessoas que vivem nas cidades”. Atualmente, há 64 alianças universitárias ativas na Europa, das quais fazem parte 28 instituições de ensino superior portuguesas.

Além do Iscte, a Aliança PIONEER inclui a Université Gustave Eiffel (França), Avans University of Applied Sciences (Países Baixos), Laurea University of Applied Sciences (Finlândia), TH Köln (Alemanha), Huelva University (Espanha), IUAV – Università Iuav di Venezia (Itália), Tomas Bata University in Zlín (Chéquia), University of Zilina (Eslováquia) e Bern University of Applied Sciences (Suíça).

 

Ler Mais