IRS: Continua à espera que a sua declaração seja validada? Há queixas de dezenas de contribuintes

Se é dos que está há mais de um mês à espera que a sua declaração de IRS seja validada, após tê-la submetido no Portal das Finanças, saiba que não está sozinho: contam-se dezenas e dezenas de queixas devido à ‘demora’.

Nas redes sociais, em grupos dedicados ao IRS, segundo a SIC, multiplicam-se os relatos de queixosos, que perguntam se alguém com declarações com anexos F, G ou J já as viu validades – as respostas são maioritariamente negativas.
Os anexos em causa dizem respeito a rendimento com rendas, obtidos no estrangeiro ou mais-valias.

Uma utilizadora conta que submeteu a sua declaração no dia 1 de abril, incluindo um desses anexos, e aguarda há mais de um mês pela validação.

A principal queixa reside na discrepância em relação aos anos anteriores, nos quais afirmam que o processo foi significativamente mais rápido em comparação com o que está a ocorrer este ano.

A Ordem dos Contabilistas garante não ter recebido relatos de problemas graves no sistema, e o Ministério das Finanças afirma que não existem questões nos processamentos e que, até 22 de abril, mais declarações tinham sido validadas em comparação com o ano anterior.

“É normal. As situações estão a ser corrigidas internamente, É natural que existam acertos. E é por isso que pode demorar um bocadinho mais. Este ano, com os novos cruzamentos de informação está a ser um bocadinho mais demorado. Estas queixas têm a ver com rendimentos mais complexos, em que houve várias alterações, devido à retroatividade da norma, e terá a ver com isso”, explica Paula Franco da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Assim, se está à espera, não estranhe: e vai ter de esperar um pouco mais.

Ler Mais