Irmão de Boris Johnson demite-se do Governo e do parlamento britânico
Jo Johnson não concorda com a estratégia do irmão Boris Johnson e decidiu deixar o governo e o parlamento britânico. O pedido de demissão chega sob a forma de protesto relativamente à forma como primeiro-ministro quer lidar com a saída do Reino Unido da União Europeia – com ou sem acordo.
«Tem sido uma honra representar Orpington durante estes nove anos e ocupar o cargo de secretário de Estado sob a liderança de três primeiros-ministros. Nas últimas semanas, tenho estado dividido entre a lealdade à família e o interesse nacional – é uma tensão irresolúvel e é tempo de outros assumirem os meus lugares de deputado e secretário de Estado», afirmou Jo Johnson no Twitter, onde anunciou a sua demissão.
Segundo aponta a BBC, Jo Johnson votou “ficar” no referendo de 2016 que convidou os cidadãos a decidir o destino do Reino Unido. O político sempre acreditou que o Brexit não seria a melhor solução e esta não é a primeira vez que se demite: também no ano passado, deixou o cargo de ministro no governo liderado por Theresa May. Regressou após o partido Conservador ter eleito o irmão.
Porém, Boris Johnson não tem conseguido conquistar o apoio nem do próprio partido nem da família. A rainha, por seu turno, parece apoiar o plano do primeiro-ministro, tendo aprovado a suspensão do parlamento.
It’s been an honour to represent Orpington for 9 years & to serve as a minister under three PMs. In recent weeks I’ve been torn between family loyalty and the national interest – it’s an unresolvable tension & time for others to take on my roles as MP & Minister. #overandout
— Jo Johnson (@JoJohnsonUK) September 5, 2019