Irmão de bebé internado com sarampo em hospital de Lisboa também testa positivo

O irmão do bebé de 20 meses diagnosticado com sarampo no dia 11 deste mês testou também positivo à doença, adiantou esta sexta-feira o ‘Correio da Manhã’: a criança, de 7 anos, terá sido vacinada após a exposição e tem uma forma ligeira da doença.

A criança “teve contacto próximo, durante o período de transmissibilidade, com o caso importado confirmado a 11 de janeiro” e é considerado “um caso secundário”.

Segundo um comunicado da DGS, a criança está bem e já estava em quarentena após confirmação do primeiro caso.

Recorde-se um bebé de 20 meses, filho de portugueses emigrados e a viver temporariamente no concelho de Sintra, foi internado há 8 dias no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, oriundo do Reino Unido, e não estava vacinado, o que motivou o alerta de diversos especialistas sobre possíveis novos casos devido ao efeito de contágio.

“Foi confirmado um caso de sarampo, importado do Reino Unido (Birmingham), numa criança de 20 meses (não vacinada), residente temporária no concelho de Sintra”, referiu o delegado de saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, António Carlos Silva, que alertou para o “possível aparecimento, nos serviços de saúde, de utentes apresentando sinais e sintomas compatíveis com sarampo, nomeadamente febre e exantema maculopapular, não esquecendo que podem ocorrer apresentações clínicas atípicas”.

Segundo a DGS, “está em curso a investigação detalhada da situação que inclui a recolha de informação clínica, laboratorial e epidemiológica do caso, a investigação da sua origem, a identificação dos contatos próximos na comunidade e a aplicação das medidas de controlo adequadas”.

A autoridade de saúde alerta que “considerando o contexto internacional de surtos ativos de sarampo na Europa, a confirmação de dois casos de sarampo em Portugal, e a sensibilização dos serviços de Saúde para a deteção precoce da doença, é expectável o aparecimento de casos suspeitos nos próximos dias”.

No documento, a DGS reforça a importância da vacinação e recomenda às pessoas que verifiquem o boletim de vacinas.

A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação.

Além de explicar os métodos de vacinação a autoridade de saúde nacional recomenda que se alguém esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo, ou se tem sintomas, ligue para a linha de saúde 808242424.

[Atualizado às 18h19 com citações da DGS]

Ler Mais





Comentários
Loading...