Irão reconhece “danos limitados” após ataque de Israel
As autoridades de Defesa iranianas reconheceram hoje “danos limitados” após um ataque israelita a instalações militares nas províncias de Teerão (norte), Khuzestan (sudoeste) e Ilam (sudeste), embora sem especificarem a dimensão do bombardeamento.
“Embora o nosso sistema de defesa aérea tenha intercetado e combatido com êxito os ataques, algumas áreas sofreram danos limitados”, afirmou o quartel-general da defesa aérea iraniana num comunicado divulgado pela agência noticiosa IRNA.
“As dimensões deste ataque estão a ser investigadas”, acrescentaram os militares.
Indicaram também que Israel realizou os ataques apesar dos “avisos de altos funcionários da República Islâmica ao regime sionista criminoso e ilegal para evitar qualquer ação aventureira” e apelaram à população para manter a calma e não “dar atenção aos rumores dos meios de comunicação social inimigos”.
Até agora, a reação oficial ao ataque israelita tem sido escassa, tendo o primeiro vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Aref, sido um dos poucos responsáveis a reagir, às primeiras horas da manhã.
“O poder do Irão humilha os inimigos da pátria”, disse, na rede social X.
O exército israelita anunciou hoje o fim da sua reação contra o Irão, após várias horas de “ataques precisos contra alvos militares” no país, em represália “pelos meses de ataques contínuos do regime do Irão contra o Estado de Israel”.
Os meios de comunicação social iranianos publicaram imagens de vídeo que mostram fortes explosões no país.