IPMA confirma tornado em Alcântara. “Fenómeno de vento extremo” causa danos em edifício do Banco Alimentar

A zona de Alcântara, em Lisboa, foi hoje afetada por “um tornado de fraca intensidade”, que causou danos no telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, confirmaram fontes oficiais.

Patrícia Marques, meteorologista de serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou ter-se tratado de “uma supercélula, que passou com bastante atividade e fez um movimento rotacional que terá resultado na imagem semelhante a um funil”.

O “fenómeno de vento extremo” foi detetado pelos dados de radar do IPMA e teve “curta duração no tempo”.

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2F100008388248701%2Fvideos%2F2976391609325863%2F&show_text=false&width=560&t=0″ width=”560″ height=”314″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share” allowFullScreen=”true”></iframe>

A meteorologista referiu que o país está a ser atravessado “por uma superfície frontal fria com bastante atividade”, que está a fazer o percurso Lisboa-Castelo Branco, no caminho para Espanha.

O fenómeno registou-se “só em Alcântara” e foi depois “algo esbatido”, adiantou Patrícia Marques, precisando que o IPMA não tem conhecimento de mais estragos.

Em declarações à agência Lusa, a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa adiantou que na freguesia de Alcântara, a segunda da cidade mais afetada pelo mau tempo verificado hoje, voou parte do telhado do Banco Alimentar Contra a Fome, na Avenida de Ceuta.

<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpermalink.php%3Fstory_fbid%3Dpfbid06xoeCXfnP9mxjiLMR9NizVtGeEFmXCUSgQjcGmuK9DGbQJi6ESRiZJa2tUsmGVY7l%26id%3D100008388248701&show_text=true&width=500″ width=”500″ height=”665″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowfullscreen=”true” allow=”autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share”></iframe>

“Parte da cobertura foi parar à linha de comboio”, acrescentou Margarida Castro Martins.

Nesta freguesia foram também registadas “várias inundações” em espaços públicos e privados, bem como “diversas quedas de árvores”, causando “bastantes danos em viaturas”.

O escritor Afonso Reis Cabral também partilhou, na sua página de Facebook, um vídeo que mostra um tornado a passar por aquela zona de Lisboa. Nas imagens, gravadas ao início da tarde de hoje, é possível ver o vento a levantar-se e a ‘levar pelo ar’ vários objetos.

Ler Mais