IPMA alerta: recordes absolutos de temperatura máxima podem ser batidos já amanhã
Os próximos dois dias serão de muito calor, com terça-feira a ser o dia em que os termómetros mais subirão, prevendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que poderão ser batidos recordes máximos absolutos de temperatura em algumas regiões do País, particularmente no interior.
“Iniciamos mais ou menos ontem uma subida gradual dos valores da temperatura máxima. Esta subida vai sentir-se até 22, sendo que os dias mais quentes serão 22 e 23. Neste dias a temperatura máxima deverá variar entre os 37ª e 42ª, mas em alguns locais do interior as máximas poderão atingir entre os 43º e 45ºC”, inda à CNN Portugal a meteorologista do IPMA Maria João Frada.
O litoral oeste será também muito afetado pelo calor esta terça-feira. Em causa está um fluxo de calor “de leste que a partir de terça-feira vai trazer uma massa de ar tropical, até com características equatoriais, proveniente do norte de África”, que origina a subida das temperaturas.
“Amanhã [terça-feira] em alguns locais do Norte e Centro podem ser batidos, num ou noutra estação meteorológica, recordes máximos absolutos de temperatura máxima. Não é de excluir”, alertou a especialista.
A meteorologista do IPMA assinala, no entanto, que se trata de “um episódio temporário, normal para esta altura do ano” e que as temperaturas deverão começar tendência de descida a partir do dia 24 de agosto.