Investimento de 10 milhões vai trazer novo empreendimento à Costa Vicentina. Preços começam nos 364 mil euros
Uma nova coleção de oito casas, integradas na paisagem natural e inspiradas pela arquitetura tradicional algarvia, está prestes a ser finalizada na aldeia da Carrapateira, situada entre Sagres e Aljezur, no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O projeto Patio tem conclusão prevista até ao final do ano e posiciona-se como um dos destinos preferidos dos entusiastas do surf, ciclismo e caminhadas.
As moradias T1, com áreas entre 33,94 m² e 49,52 m², apresentam um design em harmonia com as típicas construções algarvias de inspiração árabe. Os tons brancos predominam nas fachadas, complementados por telhados inclinados e arcos mouriscos com azulejos azuis.
O projeto, comercializado pela Athena Advisers, tem preços a partir de 364 mil euros, podendo atingir os 440 mil euros.
Cada uma das casas inclui um pátio privado virado a poente e um terraço com piscina de imersão aquecida. Além disso, o projeto também se destaca pela criação de um espaço de co-working, direcionado para nómadas digitais e trabalhadores remotos, e pela inclusão de áreas de arrecadação e estacionamento subterrâneo com carregamento elétrico, ideais para surfistas e ciclistas.
“As casas do Patio são um investimento excelente para quem procura uma residência temporária, ou ainda um retiro costeiro num ambiente rural descontraído, orientado para a natureza e para um estilo de vida ao ar livre”, comenta David Moura-George, diretor-geral da Athena Advisers Portugal.
“Num destino cada vez mais procurado e onde as taxas de ocupação podem variar entre 50% e 75% graças à quebra de sazonalidade conseguida pelos mercados de ciclismo, caminhadas e observação de aves fora do período de Verão, investir nestes apartamentos significa ainda ter um retorno financeiro garantido na exploração turística, com rendimentos líquidos que podem ultrapassar os 4%”, acrescenta.
O turismo de natureza tem registado um crescimento constante em Portugal, e a região do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com os seus trilhos pedestres e ciclistas, atrai um nicho de turistas que procuram contacto direto com a natureza.
O Patio é apenas o início de um projeto mais amplo que prevê a construção de 36 unidades adicionais na Carrapateira, com um investimento total de cerca de 10 milhões de euros.
Além do Patio, outros projetos, como as Cabanas, Tahuna e Wadi, serão lançados nos próximos anos, cada um refletindo a cultura e a arquitetura da região. Uma plataforma de reservas e gestão turística, prevista para 2025, permitirá aos proprietários rentabilizarem as suas casas, oferecendo uma gama de serviços personalizados aos visitantes.