Investimento americano em Portugal dispara 109%
Portugal registou 231 transacções – entre fusões e aquisições, venture capital, private equity e compra de activos – no período compreendido entre Janeiro e Agosto deste ano, mais 6,45% do que nos mesmos meses do ano anterior.
De acordo com o Relatório Mensal de M&A do TTR -Transactional Track Record, 89 negócios divulgaram os valores envolvidos, que ascenderam a 6,64 mil milhões de euros, mais 32% do que no período homólogo do ano passado.
O sector Imobiliário foi o mais movimentado, com 51 transacções, seguido do Tecnológico, com 39 operações, e do Financeiro (24 operações), com subidas de 2%, 22% e 14%, respectivamente, face aos primeiros oito meses de 2018.
O relatório indica que «os anúncios de compra e venda de participações que envolveram a aquisição de empresas portuguesas por estrangeiras com sede nos Estados Unidos registaram um aumento de 109%». Nos primeiros oito meses do ano foram anunciados 23 negócios, com um valor anunciado de 1,16 mil milhões de euros, um número que supera o total de 2018, que fechou com 22. «Um exemplo recente deste tipo de transacção é a aquisição realizada pela Mobileum de 100% da empresa lusa WeDo Technologies por 70 milhões de dólares», refere o documento.
Ainda assim, os espanhóis foram os mais activos no mercado nacional, com 30 aquisições, avaliadas em 338 milhões de euros, 10 das quais no mercado imobiliário.
No total, as empresas estrangeiras realizaram 110 aquisições no mercado nacional, num total de 4,9 mil milhões de euros.
As empresas portuguesas, por outro lado, anunciaram 35 operações de aquisição de empresas no exterior, no valor de 1,06 mil milhões de euros.