Investigador da NOVA FCT recebe financiamento de 2 milhões de euros para gerar hidrogénio através da energia solar

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT, anuncia que Manuel João Mendes, professor da instituição e investigador do CENIMAT, recebeu um financiamento de 2 milhões de euros da prestigiada bolsa European Research Council (ERC) Consolidator Grant.

O projeto ‘Power-to-X: STREAMing Hydrogen from 3-Band Solar Cells boosted with Photonic Management’, abreviado para ‘X-STREAM’, traduz-se numa solução sustentável de produção e captação de energia através de sistemas fotovoltaicos. O protótipo X-STREAM pretende armazenar a energia solar através da geração de hidrogénio, de forma mais eficiente, cómoda e adaptável a múltiplos usos.

O financiamento de 2 milhões de euros deve ser aplicado durante cinco anos.

“O hidrogénio é um dos vetores energéticos mais promissores que temos à nossa disposição, com a particularidade que não envolve a emissão de gases nocivos. Existem algumas soluções de produção de hidrogénio através de energia solar, contudo, este projeto apresenta um sistema mais eficiente, prático e sustentável. A energia é uma das grandes preocupações da comunidade europeia, e esta bolsa vai permitir o desenvolvimento de um protótipo que pode alterar o paradigma na captação de energia solar e produção de hidrogénio através de sistemas fotovoltaicos”, explica Manuel Mendes, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT.

A bolsa European Research Council (ERC) Consolidator Grant parte do programa europeu Horizon Europe, que financia projetos individuais de investigadores de ciência com mais de sete anos de experiência.

A edição deste ano da ERC Consolidator Grant recebeu 2130 candidatos e vai distribuir 627 milhões de euros por 308 investigadores, incluindo três investigadores portugueses. Entre os contemplados, está um projeto da NOVA FCT: o X-STREAM, desenvolvido pelo investigador Manuel Mendes.

“Os vencedores do Consolidator Grant representam algumas das melhores investigações europeias. É dececionante que não possamos apoiar todos os projetos merecedores simplesmente devido às restrições orçamentais… O nosso objetivo comum deve ser garantir que nenhuma ideia brilhante fique sem financiamento na Europa e que nenhuma carreira promissora fique por realizar”, defende Maria Leptin, Presidente do European Research Council.

Ler Mais