Investidores do Ant Group apanhados desprevenidos: «Este assunto podia ter sido resolvido há muito tempo»
«Parece-me que este assunto podia ter sido resolvido há muito tempo. É como se Jack Ma estivesse a receber uma lição em frente da turma pelo discurso que fez na semana passada», afirma um gestor de fundos de Hong Kong, referindo-se à suspensão da Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês) do Ant Group.
Há dois dias, os reguladores chineses anunciaram que a operação marcada para esta quinta-feira não poderia ir avante devido a alterações nas regras e os investidores do braço financeiro da Alibaba mostram-se descontentes com a situação.
Citados pela agência Reuters, garantem que foram apanhados desprevenidos e que a questão não deveria ter passado despercebida. «Não houve menção a novas restrições na regulação de empréstimos, essa não foi uma conversa que tenhamos tido», garante outro gestor de fundos.
Em traços gerais, alguns investidores que compraram acções referentes à IPO do Ant Group que deveria acontecer hoje – tanto em Xangai com em Hong Kong – indicam que a empresa não fez o suficiente. Questionam ainda como pode alegar que não sabia das restrições que seriam implementadas.
Em comunicado enviado à Reuters, o Ant Group garante que não tinha conhecimento dos detalhes do esboço apresentado pelos reguladores relativamente a novas regras para plataformas online. Soube apenas quando o mesmo foi publicado.
Há ainda um conjunto de investidores que não revelam descontentamento e que, por outro lado, criticam os gestores que não levaram a cabo os cuidados necessários antes de comprarem acções. «Porque fizeram pedidos de mil milhões de dólares se não fizeram o trabalho de casa?», pergunta um.
Sam Lecornu, co-fundador da Stonehorn Global Partners em Hong Kong e o único investidor que não pediu para que as suas declarações fossem anónimas, garante que todos os riscos foram anunciados e que eram evidentes para quem leu com atenção a proposta do Ant Group.