“Investidores continuam a animar-se com as recentes sugestões dovish dadas pelos funcionários do BCE”, revela analista

As ações subiram na Europa esta quarta-feira, prolongando os ganhos registados na Ásia durante a noite, com as perspetivas de uma mudança monetária dovish a reforçarem o sentimento do mercado.

Na Europa, os investidores continuam a animar-se com as recentes sugestões dovish dadas pelos funcionários do BCE. O sentimento do mercado em relação aos ativos de maior risco melhorou significativamente desde que a historicamente hawkish Isabel Schnabel, membro do banco central, confirmou que a inflação tinha abrandado significativamente, abrindo caminho para o BCE terminar a sua estratégia de aperto.

Outra alavanca de alta para as ações veio de leituras mais suaves do que o previsto sobre o emprego nos EUA, o que também abre a porta a uma política monetária mais dovish em 2024, uma vez que a Fed irá provavelmente procurar apoiar uma economia em arrefecimento para evitar uma potencial recessão.

Naturalmente, estas são apenas antecipações até agora e precisam de ser confirmadas com a reunião do FOMC da próxima semana. Mas o apetite pelo risco permanece elevado por enquanto, apesar dos dados dececionantes desta manhã das encomendas às fábricas alemãs. Não é provável que a volatilidade do mercado abrande durante o dia de hoje, com os investidores a prepararem-se para a mudança de emprego ADP Nonfarm dos EUA , outra decisão sobre as taxas do BoC, e os inventários de petróleo bruto dos EUA.

Tecnicamente, o STOXX-50 atingiu agora uma importante resistência de longo prazo em 4.465,0pts (38,2% de extensão diária de Fibonacci). Um recuo para o nível recém-estabelecido acima de 4.430,0 pontos pode ocorrer antes de potencialmente atingir novos máximos.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades

Ler Mais