Investidores cada vez mais sustentáveis. Preocupação aumenta com questões ambientais e sociais

O estudo European Asset Allocation da Mercer mostra que os investidores estão a aumentar a sua atenção nas questões ambientais e o seu foco nas questões sociais. 24% dos investidores querem aumentar a sua atenção nas questões ambientais e 27% com as questões sociais.

“Embora estejamos num momento extremamente desafiador para muitos investidores, o período de pandemia viu surgir um aumento de ativos em fundos de investimento sustentáveis em toda a Europa, inclusivamente em Portugal”, sublinhou Rui Guerra, Partner e Business Leader de Wealth da Mercer Portugal.

O mesmo explica que “apesar das questões ambientais continuarem a ser o foco principal, é interessante assistir ao facto de muitos investidores começarem a considerar o impacto social dos seus investimentos. Com a responsabilidade corporativa no topo das agendas, mais empresas querem ter um papel decisivo, apoiando questões como os direitos humanos, a igualdade de remuneração e a igualdade social.”

O estudo revela um grande aumento de investidores a utilizarem indexação low-carbon ou climática, em comparação com o ano transato (26% contra 6%).

As conclusões mostram igualmente que a grande maioria dos investidores europeus integra os fatores ESG (Environmental, Social and Governance – Ambientais, Sociais e de Governação), em todos os aspetos dos seus processos operativos, incluindo: seleção de gestores (83%), monitorização de investimentos (88%), reporte (79%) e alocação de ativos (64%).

O estudo European Asset Allocation 2021 da Mercer identifica tendências emergentes no comportamento de cerca de 850 investidores institucionais em 11 países, refletindo ativos totais de aproximadamente um trilião de euros.

Ler Mais