Investidores aguardam dados do PIB da UE e inflação nos EUA. “Dados dececionantes podem reduzir o apetite pelo risco”, diz analista

As ações obtiveram ganhos na Ásia e na Europa esta terça-feira, enquanto os futuros dos EUA também apontam para uma abertura no verde, antes do aguardado lançamento do IPC dos EUA.

As ações de saúde, energia e serviços públicos estiveram entre os melhores desempenhos, impulsionando o STOXX-50 para cima, acima de 4.250,0 pontos, enquanto o índice CAC-40 permanece no topo do quadro para os benchmarks da UE.

O mercado está a negociar dentro da primeira zona de resistência entre 7.220pts e 7.235pts, enquanto os investidores aguardam os dados do PIB da UE e a divulgação crucial do IPC dos EUA.

Embora as estimativas apontem para uma aceleração do IPC em janeiro (0,5% vs. 0,1% em dezembro), espera-se que a pressão de preços abrande para 6,5% numa base anual. Obviamente, qualquer valor abaixo destas estimativas, provavelmente, irá apoiar o atual sentimento otimista e levaria ativos mais arriscados a novos topos; 7.315 pontos para o CAC-40 e 4.300 pontos/4.355 pontos para o STOXX-50, enquanto dados dececionantes podem reduzir significativamente o apetite pelo risco e levar os mercados de ações a um movimento de retração.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades