Inverno chega em força, termómetros atingem valores negativos. Saiba as temperaturas nas principais cidades portuguesas esta semana

Depois de um fim de semana ‘de duas caras’ – sábado marcado com grande temporal na faixa costeira ocidental e domingo viu chegar uma nova frente, associada a uma depressão atlântica, que ‘carregou’ Portugal inteiro de chuva, ainda que com um aumento de temperaturas -, o que esperar para esta semana?

De acordo com o IPMA, esta segunda-feira poderá contar com “períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade na região Sul a partir da tarde”, assim como “chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que serão de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude até ao meio da tarde”. De acordo com os especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, há também “a possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo” e também uma “descida da temperatura”.

E o que valerá a descida de temperatura?

Esta será uma semana fria, com anomalias térmicas negativas mais pronunciadas nas Beiras e Serra da Estrela – com até 3 graus abaixo da média da época. Já na Madeira e Açores, pode aguardar termómetros 1 grau superior à média.

A partir de 3ª feira, podem-se esperar mínimas negativas em algumas cidades do interior do país, com destaque para a Guarda, que deve registar 1 grau negativo.

Nas principais cidades portuguesas, os termómetros vão oscilar esta semana entre:

Lisboa – 8 e 16 graus
Porto – 7 e 14 graus
Braga – 5 e 16 graus
Viseu – 0 e 13 graus
Guarda – -1 e 10 graus
Coimbra – 5 e 15 graus
Évora – 4 e 17 graus
Beja – 5 e 17 graus
Faro – 7 e 18 graus.

No que diz respeito à chuva, vai visitar um pouco todo o país ao longo da semana: é estimado que caia com maior intensidade no extremo norte do país (zonas mais setentrionais dos distritos de Vila Real, Bragança e Viana do Castelo), no litoral minhoto (Viana do Castelo e Braga), e em boa parte da Região Centro do país (distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria e algumas zonas do distrito da Guarda). Em todas as zonas referidas preveem-se até 10 mm de chuva acima do habitual.

Durante este período, o IPMA prevê “ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima”.

Assim, nove distritos encontram-se entre hoje e terça-feira sob aviso laranja devido a agitação marítima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, foi acionado nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria e Braga às 00:49, vigorando até às 00:00 de terça-feira. Já em Aveiro e Coimbra estende-se por mais três horas, indicou o IPMA, em comunicado.

Ler Mais