Inundações em Creta: carros são arrastados para o mar e pessoas procuram refúgio em telhados
As chuvas torrenciais contínuas e as fortes inundações na ilha grega de Creta danificaram estradas, inundaram centenas de casas, arrastaram carros para o mar e forçaram as pessoas a procurar abrigo em telhados. É a terceira vez em menos de um mês que a ilha é atingida por inundações, segundo a Associated Press (AP).
As autoridades locais disseram que os danos mais graves ocorreram a leste da capital da ilha, Iraklio, em pequenas cidades e aldeias onde as escolas estavam fechadas e os residentes foram aconselhados a permanecer dentro de casa.
Nas áreas mais afetadas, alguns residentes procuraram refúgio nos telhados das suas casas enquanto a água lamacenta varria as cidades, arrastando os carros para o mar.
Foi declarado estado de emergência nas zonas inundadas. As autoridades receberam mais de 300 pedidos de ajuda de moradores. Os bombeiros resgataram, pelo menos, 30 pessoas.
Até ao momento, não foram relatados feridos graves, mas funcionários do governo regional disseram que a rede rodoviária da ilha foi danificada juntamente com casas e empresas, muitas delas já fechadas devido ao confinamento nacional em vigor desde sábado.
O Observatório Francês de Tornados e de Tempestades (Keraunos) publicou um vídeo no Twitter, esta terça-feira, que mostra a força das inundações na ilha grega.
D'importantes #inondations touchent actuellement Malia en Crète ce 10 novembre !! Vidéo par Φίλιππος Κανετος via cyclone of rhodes. #floods #greece pic.twitter.com/UAPFmH4pPn
— Keraunos (@KeraunosObs) November 10, 2020
Espera-se que as chuvas fortes continuem até esta quinta-feira, de acordo com a AP.