Intermarché, Auchan e Leclerc fazem recolha de frango contaminado com listeria em França

Várias superfícies comerciais em França – como o Auchan, o Leclerc e o Intermarché (que operam em Portugal) mas também o Netto, Voláe e Le Gaulois – estão a recolher asas e coxas de frango que estão contaminadas com listeria.

Segundo o site francês ‘Rappel Conso’, é provável que as asas de frango do Auchan comercializadas em toda a França entre 21 de março e 3 de abril estejam contaminadas com listeria.

O Ministério da Economia francês, autor deste ‘recall nacional’, alertou os consumidores a não utilizarem os produtos em questão, a devolvê-los ao ponto de venda (onde serão reembolsados) ou a destruí-los.

As pessoas que tenham consumido os produtos em causa e que apresentem febre, isolada ou acompanhada de dores de cabeça, e dores no corpo, são convidadas a consultar o seu médico. Às vezes, também podem ocorrer formas graves com complicações neurológicas e danos maternos ou fetais em mulheres grávidas. As mulheres grávidas, bem como as pessoas imunocomprometidas e os idosos, devem estar particularmente atentos a estes sintomas. A listeriose é uma doença que pode ser grave e tem um período de incubação de até oito semanas.

O que é a listeria?

As espécies de Listeria existem no ambiente e podem fazer parte do microbioma intestinal sem provocar doença.

A maior parte das gastroenterites devido a Listeria tem origem em alimentos contaminados, os sintomas começam após 24h e a doença dura aproximadamente dois dias.

Os casos mais graves de listeriose são sépsis, meningite e encefalite com uma taxa de mortalidade que pode chegar aos 50%.

O período de incubação da Listeria é muito variável, podendo ir de 1 dia até 2 ou 3 meses.

Doentes com alguma situação concomitante, nomeadamente leucemia linfóide crónica, cancro, transplantação de órgãos, alcoolismo ou doença hepática, grávidas e pessoas com mais de 60 anos de idade têm uma probabilidade entre 100 a 1.000 vezes superior de terem listeriose.

Ler Mais