Inteligência Artificial acelera processos de recrutamento em 90%
A utilização de agentes de Inteligência Artificial por grandes empresas globais nos processos de recrutamento permite acelerá-los em 90%, de acordo com um estudo sobre a evolução da IA nos negócios.
As conclusões foram publicadas no Journal of Business Research, em novembro, por investigadores da Iscte Business School – Sandra Loureiro e João Guerreiro – e da Universidade de Surrey – Iis Tussyadiah.
“O recurso a serviços de IA surge com o objetivo de ajudar as chefias na tomada de decisão, ao avaliarem objetivamente as caraterísticas profissionais e pessoais dos candidatos a um emprego e redirecionando-os para as áreas que mais se adequam ao seu perfil”, explica João Guerreiro, um dos autores do estudo e docente no Iscte.
A mesma investigação permitiu ainda concluir que o rendimento dos trabalhadores também está igualmente a beneficiar com a IA, registando-se mais produtividade.
Prova disso mesmo é o setor automóvel, onde se recorre crescentemente a peças de engenharia eletromecânica, como exosqueletos, que facilitam o trabalho dos funcionários em termos de rapidez e eficiência nas tarefas que exigem uma repetição sucessiva.
As conclusões desta investigação sobre o futuro da IA nos negócios serão discutidas pelo investigador João Guerreiro na 1ª. edição da conferência “48 Horas de Business Analytics”, que será transmitida online, nos dias 27 e 28 de maio, a partir das 10h.