Instagram Reels, rival da TikTok, já está disponível em Portugal

É uma nova ferramenta do Instagram que permite fazer vídeos criativos, semelhantes aos da aplicação Tik Tok. Chegou a Portugal esta quarta-feira, depois de quase um ano a ser produzida.

A nova funcionalidade – uma resposta do Facebook para fazer face ao Tik Tok – chega a outros mercados também esta semana, como Reino Unido, França, Brasil e Estados Unidos.

À semelhança do Tik Tok, rede social bastante utilizada durante o confinamento, o Instagram Reels vai permitir fazer vídeos criativos de 15 segundos, acompanhados de áudio. Vai incluir também várias ferramentas de edição, filtros e efeitos.

A nova funcionalidade está disponível a partir de hoje para Android e iOS. Esta secção ficará ao lado de outras publicações do Instagram, como as histórias (stories) e a IGTV (Instagram TV).

A empresa nega que o lançamento de Reels seja uma resposta à controvérsia actual em torno do Tik Tok. Trata-se antes de uma “característica inspirada por um concorrente”.

Numa demonstração feita à imprensa europeia, Robby Stein, director de produto do Instagram, referiu que a integração da funcionalidade na aplicação é uma “vantagem competitiva” que permite atrair utilizadores e criadores de conteúdo.

Para já, não há planos para que a funcionalidade exista além do Instagram, isto é, que seja uma app independente.

Como funciona?

Para criar um vídeo no Instagram Reels é preciso abrir a câmara na rede social e seleccionar o botão Reels. Depois, cada utilizador grava o vídeo com as ferramentas que pretender.

Depois de gravados, os Reels podem ser partilhados com amigos, por mensagem directa, ser destacados nas stories ou publicados no próprio feed – uma característica que, segundo o Instagram, distingue a ferramenta do Tik Tok.

Os vídeos podem ainda ser partilhados na secção “Explorar”, de modo a serem vistos por um maior número de pessoas. O Instagram adianta ainda que nesta secção, os Reels vão ganhar um destaque especial e conquistar mais espaço, de modo a divulgar, numa fase inicial, a nova ferramenta.

Ler Mais