“Inflação veio para ficar” e é “um ponto de viragem”, aponta relatório da AllianzGI

A AllianzG divulgou esta sexta-feira o relatório do mês de setembro de 2022 “Mercado de Capitais: Ponto de Viragem” onde afirma que os tempos estão a mudar em todo o mundo, assim como se está a passar por uma reestruturação geopolítica.

“A inflação – um fantasma considerado morto há muito – está a voltar de forma muito expressiva e, dado o declínio dos dados económicos, a obrigar os bancos centrais do mundo a agirem, por muito que isso lhes desagrade. A fase historicamente única de taxas de juro (nominais) negativas chegou ao fim de forma abrupta.”

“Em suma, parece que a inflação veio para ficar. Este é também um ponto de viragem”, explica a análise conduzida por Hans-Jörg Naumer, Director Global Capital Markets & Thematic Research.

Fazendo depois uma análise mais detalhada dos vários constituintes do mercado, começando pelas ações, o relatório dá conta que a sua valorização melhorou em vários critérios mas continua a ser heterogénea.

“As ações da Zona Euro, do Reino Unido e dos mercados emergentes podem ser consideradas subvalorizadas. No entanto, no caso das ações dos EUA, as margens de avaliação dos últimos meses têm permanecido mais baixas, pelo que este segmento de mercado parece continuar sobrevalorizado. De um modo geral, isto resulta numa redução significativa das sobreavaliações das ações globais.”

Para além disso, explica que, tendo em conta a inflação elevada, as expectativas inflacionadas relativas aos resultados empresariais a três e cinco anos voltaram o que deve aliviar as deceções.

Ler Mais





Comentários
Loading...