“Inflação afeta os consumidores, mas também afeta em larga escala as empresas”, afirma Managing Director da Mondelez Portugal

O atual ambiente de inflação a que assistimos pode ser considerado como um  “desequilíbrio inesperado” e descontrolado entre a oferta e a procura. Com países a atingirem taxas de inflação de dois dígitos, é necessário perceber o que se pode fazer para chegar a um equilíbrio. A situação da guerra na Ucrânia, que já trouxe tantas perturbações aos mercados, continua também a ser uma incerteza.

Questionada pela ‘Executive Digest’ sobre quais as perspetivas da empresa em Portugal perante o atual cenário, Sandra Leal Vera Cruz, Managing Director da Mondelez Portugal, admite o desafio apresentado mas apresenta algumas soluções para dar a volta ao problema.

“O contexto atual é bastante desafiante, desde logo pela escassez de algumas matérias-primas e no consequente aumento do seu preço, passando pelo incremento dos custos de produção com o impacto da crise energética, bem como as dificuldades logísticas. Estes fatores levam a um aumento dos custos e a consequente inflação com que nos deparamos. Adicionalmente, a guerra na Ucrânia ainda deteriora mais esta situação. Por exemplo, a Ucrânia era um dos nossos maiores fornecedores de óleo de girassol, portanto tivemos de racionar os nossos stocks existentes e tomámos a decisão temporária de utilizar alternativas como a soja, colza, e óleo de palma de origem responsável e certificado. Voltaremos ao óleo de girassol assim que for restabelecido um abastecimento sustentável na região.

A inflação afeta os consumidores, mas também afeta em larga escala as empresas. Uma das soluções para a indústria passa pela redução dos intermediários na cadeia de abastecimento. Quem tem produção própria, fábricas, logística, consegue reduzir um pouco o impacto da inflação. A digitalização e o planeamento antecipado também permitem um maior controlo sobre as despesas, sobre as necessidades e stocks. Na Mondelez temos trabalhado continuamente neste sentido, e também em rever os produtos para podermos tomar as medidas adequadas e continuar a fornecer os nossos clientes e consumidores. Estamos a combinar estratégias para garantir que os consumidores continuam a desfrutar das suas marcas favoritas, sem alteração da qualidade. A procura de soluções envolve a Mondelez e também os seus parceiros, numa relação de proximidade, como por exemplo os retalhistas, definindo ações e promoções atrativas.”






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