Inditex ultrapassa Gap, H&M e Uniqlo nas vendas online

A Inditex conseguiu reforçar a sua liderança no mercado de venda de vestuário online, registando um crescimento mais rápido do que as rivais H&M, Gap e Uniqlo, segundo o ‘El Economista’.

No primeiro trimestre do ano, as vendas da Inditex pela internet cresceram 67%, superando a Gap, que aumentou a sua faturação digital em 61%, a H&M, que aumentou suas vendas em 57%, e a Uniqlo, cujas vendas subiram 48,3%.

O crescimento da dona da Zara, Pull & Bear e Stradivarius é especialmente significativo, dado que no mesmo período do ano passado tinha também crescido 50%.

No geral, e impulsionado em parte pelo encerramento de lojas devido à pandemia no ano passado, as vendas online da Inditex cresceram 77% a taxas de câmbio constantes, ascendendo a 6.600 milhões. Embora no ano passado as circunstâncias devidas à pandemia fossem excecionais, as vendas online representaram até 32% do volume total do volume de negócios.

O único grande concorrente que no ano passado atingiu um montante maior do total em faturação online foi a norte-americana Gap, que obteve até 40% das vendas pela Internet. No caso da H&M o índice era de 28% e na Uniqlo era de apenas 15% do negócio.

O presidente da Inditex, Pablo Isla, explicou em diversas ocasiões que o forte crescimento online está a ser possível graças à “estratégia de transformação digital lançada em 2012 através da plataforma integrada de lojas e online”.

A integração dos inventários é um aspetos mais marcantes do último ano, visto que a rápida implementação do sistema de gestão integrado (SINT) – já em 5.777 lojas em 89 mercados – permitiu aos estabelecimentos físicos concretizarem encomendas online em valores que ultrapassou 1.155 milhões de euros.

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