Índice de confiança do ISEG estabiliza em outubro nos 34,8
O índice de confiança na economia do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) fixou-se nos 34,8 em outubro, o correspondente a “uma estabilização”, face ao índice de setembro, anunciou hoje a entidade.
“O índice de confiança do ISEG apurado para outubro de 2019 e relativo à evolução da atividade económica portuguesa no curto prazo foi de 34,8 o que corresponde, no essencial, a uma estabilização do índice de confiança do painel na evolução da conjuntura face ao valor do índice apurado no mês de setembro”, indica a nota do ISEG.
Já em termos homólogos, ou seja, na comparação com o mesmo mês de 2018, o índice desceu 1,1%. E “diminuiu o consenso dos membros do painel relativamente à evolução económica”.
O valor deste índice sobre a evolução a curto prazo da economia nacional pode variar entre zero (confiança mínima) e 100 (confiança máxima).
O índice é atribuído por um painel de 16 professores do ISEG, com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida, incluindo um inquérito mensal a todos os docentes do instituto.
O valor final é uma média das “notas” atribuídas por cada um dos membros do painel.