Índia é já o país mais populoso do mundo depois de ultrapassar a China

A Índia já é o país mais populoso do mundo, depois de ter ultrapassado, esta quarta-feira, a China, segundo os dados da ONU, num momento histórico entre os dois países vizinhos asiáticos e rivais geopolíticos.

Segundo os dados da ‘Population Dashboard’ da ONU, a população da Índia ultrapassou 1,428 mil milhões de pessoas, ultrapassando os mais de 1,425 mil milhões de habitantes da China. A atualização nas estimativas populacionais foi sublinhado no relatório anual sobre o estado da população mundial elaborado pela UNFPA, principal agência mundial que acompanha as tendências demográficas.

A taxa de crescimento populacional da Índia atingiu um pico de 2,4% na década de 1980 e caiu para 1% em 2020, segundo apontou fonte da ONU ao jornal ‘Financial Times’: no entanto, ainda que em 31 dos 36 estados da Índia estejam em taxa de substituição ou em declínio, os cinco estados restantes mantêm elevadas taxas de fertilidade, o que fez aumentar a população local.

“A Índia vai enfrentar uma situação de crescimento populacional nas próximas 2 a 3 décadas antes do declínio da população geral”, sublinhou Andrea Wojnar, representante do UNFPA. A Índia não realiza um censo desde 2011 e adiou o censo planeado para 2021. No entanto, a responsável salientou que a ONU atualizou as suas projeções da população do país com base em dados específicos sobre fertilidade, mortalidade e migração.