Incêndio na Serra da Estrela “atira” nuvem de fumo para Espanha. Serviços de emergência receberam dezenas de chamadas
O serviço de emergências de Madrid recebeu dezenas de chamadas de residentes na capital espanhola, que alertavam para um intenso cheiro a fumo e para céus acinzentados. As pessoas receavam que um incêndio estivesse a deflagrar nas proximidades da cidade.
O fumo provinha de fogos, de facto, mas esses ardiam a mais de 300 quilómetros de distância, do outro lado da fronteira, em Portugal, mais especificamente na Serra da Estrela, onde há vários dias lavra um incêndio de grandes dimensões. Devido à proximidade com a província de Salamanca, o fumo foi sentido nas ruas e visto nos céus madrilenos.
Fortes rajadas de vento e as pressões atmosféricas transportaram as partículas até à vizinha Espanha, conta do ‘ABC’. Salamanca e Rodrigo são as localidades espanholas que mais estão a sentir os efeitos do incêndio na Serra da Estrela.
Fotografias e vídeos captados por residentes na capital espanhola mostram um céu coberto por uma neblina cinzenta.
Esto es #Parla al sur de #Madrid tenemos una especie de humo porqué incluso huele a quemado pero no veo ninguna información sobre algún incendió próximo @AytoParla pic.twitter.com/0LJ2ZD5dms
— Rafa (Rokana) (@rafael_okana) August 16, 2022
¿Calima en Madrid? No. Es el humo de los incendios de Portugal. Un mundo globalizado requiere soluciones globales. No estamos acostumbrados a pensar así, y menos aun a una gobernanza global, pero ya podemos espabilar.#fernandovalladares #lasaluddelahumanidad #incendiosportugal pic.twitter.com/rmtFPseM78
— Fernando Valladares (@FernandoVallada) August 16, 2022
El humo del incendio de Portugal llega a #Madrid pic.twitter.com/JCNdZDT9UM
— Alberto Cubo (@ACuboC) August 16, 2022
#España #Madrid Humo y olor a quemado en Madrid: consejos y recomendaciones para la salud https://t.co/j7HtKxUgg5 pic.twitter.com/PODS3ukSYw
— Juan Antonio Tirado (@jatirado_oc) August 16, 2022
#Madrid con humo. ¿De donde viene? pic.twitter.com/VWkuH2h272
— Arnianto Soekarno ® (@Arnianto) August 16, 2022
O fumo terá chegado a Madrid a meio do dia e gerado um grande fluxo de chamadas para os serviços de emergência. Contudo, as autoridades locais têm estado a informar a população de que não se trata de um incêndio em Espanha, mas sim em Portugal.
Imagens de satélite mostram a nuvem de fumo a navegar do território português, a atravessar a fronteira e a atingir Espanha.
Satélite Terra hoy + hotspots MODIS. A la izquierda el #IRCovilhã, cuyo humo se extiende hasta Madrid. A la derecha vemos el #IFBejis y el #IFValldEbo pic.twitter.com/KRW1MdjCJY
— Ignacio Villaverde (@WildlandFirefig) August 16, 2022
O governo de Madrid escreveu no Twitter que “ao longo da manhã temos recebido nos serviços de emergência bastantes chamadas de cidadãos alarmados pelo cheiro a fumo”, mas esclarecem que “trata-se de um incêndio em Portugal” e que “não há, de momento, nenhum incêndio ativo em Madrid”.
👉🏻 A lo largo de la mañana hemos recibido en #Madrid112 bastantes llamadas de ciudadanos alertados por olor a incendio y humo.
👉🏻 Se trata un incendio en #Portugal. No hay en estos momentos ningún incendio activo en la @ComunidadMadrid. #ASEM112 pic.twitter.com/AzbFo76Kgx
— 112 Comunidad de Madrid (@112cmadrid) August 16, 2022
As autoridades locais aconselham os seus residentes a fecharem as janelas e a usarem máscara na rua para não inalarem as partículas de fumo, e as pessoas mais vulneráveis – como grávidas, crianças e idosos – devem evitar sair de casa.