Incêndio na Serra da Estrela “atira” nuvem de fumo para Espanha. Serviços de emergência receberam dezenas de chamadas

O serviço de emergências de Madrid recebeu dezenas de chamadas de residentes na capital espanhola, que alertavam para um intenso cheiro a fumo e para céus acinzentados. As pessoas receavam que um incêndio estivesse a deflagrar nas proximidades da cidade.

O fumo provinha de fogos, de facto, mas esses ardiam a mais de 300 quilómetros de distância, do outro lado da fronteira, em Portugal, mais especificamente na Serra da Estrela, onde há vários dias lavra um incêndio de grandes dimensões. Devido à proximidade com a província de Salamanca, o fumo foi sentido nas ruas e visto nos céus madrilenos.

Fortes rajadas de vento e as pressões atmosféricas transportaram as partículas até à vizinha Espanha, conta do ‘ABC’. Salamanca e Rodrigo são as localidades espanholas que mais estão a sentir os efeitos do incêndio na Serra da Estrela.

Fotografias e vídeos captados por residentes na capital espanhola mostram um céu coberto por uma neblina cinzenta.

O fumo terá chegado a Madrid a meio do dia e gerado um grande fluxo de chamadas para os serviços de emergência. Contudo, as autoridades locais têm estado a informar a população de que não se trata de um incêndio em Espanha, mas sim em Portugal.

Imagens de satélite mostram a nuvem de fumo a navegar do território português, a atravessar a fronteira e a atingir Espanha.

O governo de Madrid escreveu no Twitter que “ao longo da manhã temos recebido nos serviços de emergência bastantes chamadas de cidadãos alarmados pelo cheiro a fumo”, mas esclarecem que “trata-se de um incêndio em Portugal” e que “não há, de momento, nenhum incêndio ativo em Madrid”.

As autoridades locais aconselham os seus residentes a fecharem as janelas e a usarem máscara na rua para não inalarem as partículas de fumo, e as pessoas mais vulneráveis – como grávidas, crianças e idosos – devem evitar sair de casa.

Ler Mais





Comentários
Loading...